Como criar um domínio?

More
3 years 1 week ago #115257 by Rony
Rony created the topic: Como criar um domínio?
Pessoal, sou novo por aqui e não conheço a linguagem do mundo da informática e da web. Peço desculpas, se o que eu questiono é muito elementar. Mas vamos lá. Bem, eu instalei o Xampp em meu pc e o limesurvey. Já elaborei meu questionário. O problema que é a URL do questionário é esta: http://localhost/limesurvey/index.php/452453/lang-pt-BR. Para enviar o questionário eu precisaria de uma URL que as pessoas pudessem acessar. Aí percebi que é preciso criar um domínio. É isso? Como faço para criar este domínio? Um grande abraço a todos.

Please Log in to join the conversation.

More
3 years 1 week ago #115288 by Fabricio
Fabricio replied the topic: Como criar um domínio?
Prezado, vou tentar lhe ajudar:
Dominios: não sei se você está pertuntanto por dominios na Internet ou no Xampp, que baixei hoje e ainda não o usei. Mas, se for dominio na internet você compra no Registro.br se for dominio com final .br e se for internacional você pode comprar por exemplo na Godaddy.com

Mas, deve haver um jeito de você testar o envio no seu localhost com o Xampp, mas evidentemente você tem que estar conectado, para começar. Sei que não ajudei muuito. Vou ficar ligado para conhecer uma resposta melhor

More
3 years 6 days ago #115304 by holch
holch replied the topic: Como criar um domínio?
Bom, a versão XAMPP instalado no seu computador é apenas para testar e para poder desenvolver los questionarios sem depender de internet ou ter que connectar a um servidor.

Mas quando você quer usar este questionario online, você vai precisar uma instalação de Limesurvey em alguma servidor web. Porque duvido que o seu computador seja accesivel pela web (melhor que não seja!). Mesmo se for, seu proveedor de internet não vai te dar uma conexão com IP fixo, que seria necessario para isso.

Então, o que você precisa primeiro é um servidor. Você pode alugar, tem varias empresas de hospedagem no Brasil (ou em tudo mundo).

O dominio se registra no registro.br como descrito pelo Fabricio (se for para um dominio brasileiro), mas sem um servidor este dominio não vai servir.

Normalmente as empresas de hospedagem também ajudam com registrar o dominio.

I'm not a LimeSurvey GmbH member. I answer at the LimeSurvey forum in my spare time. No support via private message.
Some helpful links: Manual (EN) | Question Types | Workarounds

More
3 years 6 days ago #115307 by Fabricio
Fabricio replied the topic: Como criar um domínio?
Descobri que a Lime Survey ofecece gratuitamente hospedagem do programa, sob certas condições, que ainda não estão muito claras para mim, porque ainda não tive tempo de analisar os "Termos do Serviço". O que sei é que tenho uma instalação lá e ainda direito a 25 respostas, seja lá o que isso significa! Se é "de grátis..." :woohoo:

Conferir em www.LimeSurvey Professional (previously LimeService).com/en/

More
3 years 4 days ago #115361 by Rony
Rony replied the topic: Como criar um domínio?
Legal pessoal, ajudou muito.

Fabrício, pesquisei um pouco sobre o LimeSurvey Professional (previously LimeService) e parece que é disto que eu precisava. É o domínio que eu precisava. É bem fácil de utilizar. Consegui uma URL para enviar o questionário. E é isto mesmo, pode-se ter até 25 respostas/mensais gratuitas. A partir disto há um custo dependendo do número de respostas coletadas no survey.

Mas ainda tenho dúvidas. Se eu utilizar o LimeSurvey Professional (previously LimeService), posso descartar o Xampp e o MySQl? Onde ficarão armazenadas os dados coletados no survey? Alguém poderia me esclarecer sobre isto?

abçs

More
3 years 4 days ago #115373 by holch
holch replied the topic: Como criar um domínio?
Quando você usa o LimeSurvey Professional (previously LimeService) você não precsa o XAMPP com o MySQL. Mas as veces é mais rápido e conveniente quando você desenvolve o questionario na instalação local no seu computador e depois exporta e importa no servidor online (neste caso o LimeSurvey Professional (previously LimeService)).

Os resultados vão ser accesivel apenas no LimeSurvey Professional (previously LimeService). Você exportar os resultados em varios formatos para depois importar no programa que você usa para analisar os resultados.

I'm not a LimeSurvey GmbH member. I answer at the LimeSurvey forum in my spare time. No support via private message.
Some helpful links: Manual (EN) | Question Types | Workarounds

Moderators: marciojv

Start now!

Just create your account and start using Limesurvey today.

Register now
Join our Newsletter!