Welcome, Guest
Username: Password: Remember me

TOPIC: Limesurvey no Brasil

Limesurvey no Brasil 4 years 7 months ago #34600

• marciojv
  • marciojv's Avatar
  • Moderator Lime
Olá Pessoal,

Estamos organizando algumas tarefas para ajudar o projeto LimeSurvey tanto em divulgação como contribuição.

Elaboramos duas fases para iniciar as atividades e vamos atualizar tudo que está acontecendo nesta pagina para controle!:

FASE 1 - Divulgação do software no Brasil
    Comunidade LimeSurvey no Orkut (
faça parte... )
    Comunidade no SoftwareLivre.org,
participe...
- Palestras
    Realizamos uma no SOLISC em Santa Catarina (
leia mais...)
Próximas previstas: FISL 2010.

- Documentação

- Artigos Técnicos em Revistas
publicado no Wikipédia um português um pequeno artigo sobre o LimeSurvey.
pt.wikipedia.org/LimeSurvey ( Artigo finalizado!).

- Forum ( este no caso )

- Criação de Templates

FASE 2

- Manutenção das traduções do software.
- Manutenção do site oficial em PT_BR ( Site Traduzido!).
- Manutenção do Manual OnLine em PT_BR .
- Participação no desenvolvimento.
- Criação de novos módulos e funcionalidades.
- Criação de Apps

A primeira fase está em todo o vapor!! precisamos de ajuda se você conhece, usa e admira o LimeSurvey entre em contato pelo Forum ou e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ....
Last Edit: 4 years 7 months ago by marciojv.
The administrator has disabled public write access.

Re:Limesurvey no Brasil 4 years 7 months ago #34625

• holch
  • holch's Avatar
  • LimeSurvey Team
  • Thank you received: 285
Oi, pessoal, mais um usuário de Limesurvey em Brasil.

Gostaria participar nas atividades do grupo Brasileiro. Não sou brasileiro, mas moro aqui e uso o Limesurvey aqui.

Já tenho uma pergunta: Tem como conseguir fazer as duas perguntas do Criterio Brasil para a clasifição socio económica dos participantes em Limesurvey? (com o calculou e tudo?).

obrigado.
Holch
Have a look at the manual! It is a really valuable source for information. Here some helpful links:
Manual (EN) | Question Types | Question Attributes | Workarounds

If you found this answer helpful and it saved you some time please consider a donation to the project to keep Limesurvey going!

Re:Limesurvey no Brasil 4 years 7 months ago #34626

• marciojv
  • marciojv's Avatar
  • Moderator Lime
deixe eu entender um pouco melhor, você quer fazer um questionários para levantamento sócio econômico dos usuários de limesurvey isso ?

Re:Limesurvey no Brasil 4 years 7 months ago #34638

• holch
  • holch's Avatar
  • LimeSurvey Team
  • Thank you received: 285
Não, não. O "Critério Brasil" é um método para classificar os participantes por o status socio-económico. foi desenvolvido pela ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa).

Contem 2 perguntas:
- a existência e o número de certos bens na casa (TV, carro, refrigerador, freezer, etc.)
- o nível de educação do chefe da familia

Dependendo das repostas os participantes recembem pontos e a suma destos pontos define em que classe social (do sistema internacional A,B,C,D & E) a pessoa se encontra.

Como é uma coisa que tudo mundo na área de pesquisa de mercado em Brasil usa, eu pensei que deveria ter alguem, que já fez isso (com calculação automatica dos pontos).
Have a look at the manual! It is a really valuable source for information. Here some helpful links:
Manual (EN) | Question Types | Question Attributes | Workarounds

If you found this answer helpful and it saved you some time please consider a donation to the project to keep Limesurvey going!
Last Edit: 4 years 7 months ago by holch.

Re:Limesurvey no Brasil 4 years 7 months ago #34640

• marciojv
  • marciojv's Avatar
  • Moderator Lime
Ok , agora entendi! não conhecia o "Critério Brasil"...

Sim o Limesurvey permite sim fazer calcular baseados em respostas de perguntas , usando uma funcionalidade chamada "avaliação" ao qual pode se determinar que a soma ou calculo de uma resposta redirecione ao final do questionário para uma tela já com o resultado onLine dizendo a qual classe ele se refere, no caso A,B,C,,,etc....

com o questionário selecionado acesse o icone de "regras de avaliação" e vai entender o funcionamento do mesmo. e bem o que está necessitando.

qualquer dúvida me pergunte novamente....

espero der esclarecido a dúvida. :laugh:

Marcio Junior Vieira

Re:Limesurvey no Brasil 4 years 7 months ago #35050

• Rainer
  • Rainer's Avatar
Saudações a todos!!!
Estou aqui também pra compartilhar minha esperiência acadêmica que tive com o limesurvey...
Usei ele na minha monografia... me ajudou bastante... conheço algumas funções... não tão avançadas igual ao Marcio
O programa é sensacional B)

Re:Limesurvey no Brasil 4 years 7 months ago #35611

• marciojv
  • marciojv's Avatar
  • Moderator Lime
Bem vindo Rainer,

toda ajuda e bem vinda ...tutoriais, dicas.. marketing...

Continue participando do forum, envie os beneficios que teve em usar o LimeSurvey para apoio na coleta de dados de sua monografia... muitas pessoas se interessam por isso.

Ate +

Re:Limesurvey no Brasil 4 years 7 months ago #35679

• aprendiz
  • aprendiz's Avatar
Marcio,

Tenho uma dúvida sobre o limsurvey. Queria saber se você pode me ajudar.
O LimeSurvey foi implantado no meu trabalho. E foi testado num ambiente de desenvolvimento e agora estão migrando para Produção. Porém estão solicitando algumas permissões no banco para o Limesurvey funcionar, criação de tabelas, alteração, etc.
No meu trabalho o ambiente de Produção é muito restrito. Nada pode ser feito. Sempre pedimos para eles fazerem tudo em desenvolvimento e então fazemos o restore em Produção, mas como você bem conhece, isso deixa o LimeSurvey inviável e por isso eles querem as permissoes. Você saberia sobre alguma brecha de segurança no LimeSurvey?
Alguma coisa que impediria de dar essas permissões?Ou você acha que é tranquilo?

Re:Limesurvey no Brasil 4 years 7 months ago #35702

• marciojv
  • marciojv's Avatar
  • Moderator Lime
Bem vamos lá!

O usuário do MySQL deve ter acesso para criação de tabelas no Schema do banco de Dados, sem isso ficaria bem ruim de administra-lo, não impossível! mais um pouco inviavel

Como você sabe cada questionário gera algumas tabelas de controle.

Não vejo nenhum problema de segurança no processo de geração de tabelas dinâmicas, porém DBAs não estão tão acostumados com sistemas que tem esta complexidade por isso deve estar com algumas dificuldades em convence-los a liberar o processo o CREATE TABLE para o usuário da base do LimeSurvey.

Recomendações de segurança seriam, habilitar estes previlégios apenas para o usuário do LimeSurvey e no SCHEMA do LimeSurvey.

Quais seriam:
- Possibilidade de Criação de tabelas
- Possibilidade de renomear tabelas

O LimeSurvey nunca exclui tabelas sempre mantém backups quando algum questionário é alterado na sua extrutura que pode prejudicar o formato das respostas.

Lhe aconselho além de solicitar as permissões explicar para o BDA ou responsável pelo MySQL deste comportamento do LimeSurvey, até mesmo para fazer a manutenção e exclusão de tabelas geradas desnecessáriamente em algum momento de teste dos questionários ( Tabelas com prefixo+_OLD).

Provavelmente esta enfrentando está situação pelo que te disse antes, DBAs estão acostumados a criar tabelas e renomea-las apelas após um processo de validação , pois interpretam que aquele processo esta em desenvolvimento ou teste , etc, não compreenderam que é uma funcionalidade embutida do sistema, explicando isso talvez compreendam sem problemas.

claro, com este usuário no MySQL você teoricamente poderia criar muitas tabelas e renomear outras por outros software de administração de banco de dados, mais o usuário do limeSurvey não tem acesso a esta senha, então apenas o Administrador do LimeSurvey poderia ter estas permissões e problemas.

resumindo e tranquilo de dar estes permissões e totalmente correto, não geraria nenhum problema de segurança com relação ao LimeSurvey. Outros sistemas de questionários livres ou proprietários tem comportamentos semenhantes.

Grato
Marcio Junior Vieira

http://www.limesurvey.org.br
http://www.ambientelivre.com.br

Re: Limesurvey no Brasil 2 years 10 months ago #65932

• jhtorreao
  • jhtorreao's Avatar
  • Fresh Lemon
Olá Marcio,

Bom dia !

Envie-lhe uma mensagem de apresentação com um breve resumo das iniciativas que estamos adotando ao nivel de instituições públicas, no âmbito do Poder Executivo Estado da Bahia.

ao dispor,

João Torreão
Moderators: marciojv
Time to create page: 0.196 seconds
Donation Image